Em 1549, a antiga Grécia começava a ser o berço da Pedagogia. Que se originou com o termo PAIDAGOGOS que significa aquele que guia a criança.
No Brasil Colônia os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Na verdade se tratava de educação para dominação,alfabetizando também os índios adultos, pois lendo e escrevendo eles poderiam ser catequizados e/ou dominados. Ainda se tratando dos Jesuitas, quando estes foram expulsos no século VXIII, o País teve seu ensino desorganizado até que novas iniciativas fossem tomadas tempos depois na época do Império através da constituição Imperial de 1824 que reservava a todo cidadão a instrução primária gratuita.
O problema é que só era cidadão, nesse tempo(ou atualmente?), pessoas livres, saídas das elites que poderiam ocupar funções ligadas a política e o trabalho imperial.
Já em 1930, o Governo alfabetizava os pobres com uma única intenção. Qual será?
DOMINAÇÃO!
Achamos ai o ponto comum entre a educação dos Jesuítas e a dos anos 30(hoje é diferente?).
Ná década de 40 foi quando grandes mudanças ocorreram.Dentre elas a regulamentação do fundo nacional do ensino-INEP e o lançamento da campanha de educação de adolescentes e adultos.