sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ESCOLA DE FUNK - RJ - Música & Letramento.



domingo, 20 de maio de 2012

O FUNK VIRA DISCIPLINA ESCOLAR?


Na Escola Municipal Bolívia, BE Vicente de Carvalho, o Projeto Escola de Funk foi desenvolvido pelo Gestor de Projetos Carlos Carvalho do Bairro Educador. Esta ação aconteceu uma vez por semana com alunos das turmas de terceiro ano do turno da tarde, durante os meses de março, abril e maio, dentro das salas de aula, tratando de temáticas que não saem de cena dentro do ambiente escolar: higiene, dengue, família etc.

Alunos da Escola Municipal Bolívia e o Gestor de Projetos Carlos Carvalho.

As crianças se identificam com o ritmo do funk e fica mais fácil trabalhar qualquer tema quando eles estão dispostos a participar ainda mais. O objetivo do projeto é trabalhar o letramento e alfabetização a partir do conhecimento, sobretudo, da cultura local do educando, fazendo o aluno entender o uso social da escrita.

Alunos da turma 1303, falando sobre a dengue com representantes do BE e do PSE.

Para determinados assuntos o Bairro Educador (BE) trabalha com a ajuda de parceiros como por exemplo a Técnica de Saúde, Thamires Silva dos Santos, responsável pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE) na Escola Municipal Bolívia. A parceria entre os projetos das Escolas do Amanhã é indispensável para que o trabalho possa ter um sucesso ainda maior.

Dentro deste projeto os alunos têm oficinas de ritmo e rima. Isso também é muito importante uma vez que a oficina de rima traz o trabalho com letras e palavras e a de ritmo possibilita o desenvolvimento da atenção e concentração. O projeto foi finalizado na segunda semana do mês de maio com avaliação bastante positiva por parte de todos aqueles que participaram.

sábado, 4 de agosto de 2012

FESTIVAL ESCOLA DE FUNK EM ACARI

ESCOLA DE FUNK

Após algum tempo sem postagens, resolvi postar algo totalmente ligado ao tema do blog.
Trata-se de um projeto idealizado e desenvolvido em uma escola aqui do Rio no ano passado.
 E como não demorei a retornar para o trabalho com escolas, dessa vez através do Projeto Bairro Educador, o funk entrou novamente nos ambientes de aprendizagens para quebrar preconceitos, auxiliar na alfabetização e letramento da "galerinha", falar de história, de matemática, cidadania, saúde, meio ambiente valorizando a cultura local e o conhecimento do aluno( esse que tantas e tantas vezes foi desvalorizado, descartado no ambiente escolar).


Festival Escola de Funk agita CIEP em Acari

Nos meses de março, abril e maio de 2012, o CIEP Antônio Candeia Filho trabalhou a proposta do Gestor de Projetos do Bairro Educador Acari, Carlos Carvalho, “Escola de Funk”. O projeto teve dois encontros de capacitação com os professores do PEJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos) e do Ensino Fundamental. Foram realizadas mais de oito oficinas de rimas e ritmo para os alunos da unidade, trabalhando temáticas como higiene, cidadania, família, paz e a própria história do gênero musical.

Alunos do 3º ano participando da oficina de Rima ministrada por Carlos Carvalho.

Os professores preparados, após a “Capacitação Escola de Funk” (ver matéria do dia 30 de abril), começaram a orientar seus alunos para a confecção de letras e paródias. A proposta consiste em trabalhar a alfabetização e letramento diante da realidade do aluno. E, em Acari, a cultura local não é diferente de outras comunidades cariocas, o funk é o som que mais se ouve na comunidade, está internalizado nos alunos. Eles ficaram mais participativos nas atividades e se sentiram envolvidos na proposta.

Grupo de professores do PEJA participando da Oficina de Rima na capacitação no CIEP Candeia.

Vale ressaltar o trabalho do projeto que esteve diretamente ligado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e aos temas transversais: ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual e temas locais. Assim, o projeto “Escola de Funk” teve um bom embasamento e fez o gênero entrar na unidade escolar funcionando como mais uma ferramenta para os docentes. O envolvimento e o interesse da escola em desenvolver as atividades, característica que garantiu à proposta de letramento e música ótimos resultados.

Concurso de dança do funk com alunos da EI e 1º ano. Com animação e aprendizagem, o funk invadiu o CIEP Candeia de uma forma diferente!

Durante aproximadamente dois meses e meio, as oficinas foram trabalhadas. Os alunos se prepararam para as apresentações, e no dia 23 de maio, o pátio da escola ficou lotado. Estavam presentes responsáveis, alunos, professores, equipe de direção e funcionários de apoio. Geral ao som do batidão! Cada turma apresentou uma temática diferente. Alunos da professora Walfrides Conceição, 3º ano, falaram de Paz, os alunos do 5º ano homenagearam as mães com uma paródia da música “Poderosa” do MC Marcinho e as turmas de 2º ano falaram de família e de felicidade. A roda para o desafio do passinho também não poderia faltar. 


“Batalha” de dança dos alunos do 5º ano.

"O projeto Bairro Educador apresentou uma característica muito interessante para o trabalho com nossos alunos, a musicalidade e ritmo que é uma linguagem universal para estabelecer relações. Tanto de convivência como de civilidade. (...)Achei um ganho para os alunos onde puderam participar ativamente de um gosto musical que adoram porém de uma forma rica em sua abordagem mostrando valores entre outros. Finalmente, parabéns para o Gestor de Projetos Carlos que se mostrou muito capaz na realização de seu trabalho.”- disse a professora Walfrides Conceição.

A equipe do Bairro Educador parabeniza a direção, professores e alunos do CIEP Antônio Candeia Filho que não só aceitaram a proposta como trabalharam juntos para dar vida a uma ideia “assustadora” para alguns, quebrando barreiras, preconceitos, acreditando e ajudando o funk no reconhecimento e importância que o gênero músical tem e como foi tratado por eles.
Por Carlos Carvalho 


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bloco dos Amigos no Baile de Carnaval do CIEP Candeia - B.E Acari.



Bloco dos Amigos no Baile de Carnaval do CIEP Candeia - B.E Acari.



Com a mediação e participação direta do B.E Acari, o CIEP Antônio Candeia Filho, no dia 16 de fevereiro, recebeu a ilustre presença do "Bloco dos Amigos" formado pelos percussionistas Fabrício(Músico), Maurício Guimas(Músico e Produtor), Ricardo Carvalho(Músico), Lidiane Lobo(professora do CIEP Candeia) e Carlos Carvalho(Músico e Gestor de Projetos dos B.E's Acari e Vicente de Carvalho).

A banda chegou na escola às dez da manhã, no mesmo momento em que as crianças estavam chegando fantasiadas. A escola estava bem  decorada e a recepção foi muito calorosa. A todo tempo as crianças vidradas nos instrumentos, pediam para ajudar. Foi a primeira ação que marcou o início da parceria entre o Bairro Educador e o CIEP Candeia no ano de 2012.


"Foi um enorme prazer, foi muito bom estar lá como parceiro. Teve um significado muito forte pra mim, a brincadeira e interação com os alunos, a troca de energia". Maurício Guimas(Músico e Produtor,Parceiro do B.E) -foto acima.

O Bloco, dirigido pelo Gestor de Projetos Carlos (dos B.E's Acari/Vicente de Carvalho), fez questão de não se limitar a trabalhar  só tocando sambas e marchinhas dos bons tempos do carnaval carioca, mas também apresentando uma aula interativa sobre os instrumentos-suas histórias e potencialidades na bateria- tanto para as crianças quanto para os adultos presentes. Faz-se importante destacar o concurso de samba que aconteceu em duas categorias:" Alunos e Mães". Dois alunos foram ganhadores do concurso entre as crianças e, entre as mães deu empate. As quatro participantes, diante de uma forte torcida das crianças, sambaram bem ao som da batucada ao vivo do Bloco dos Amigos que animou a festa com aproximadamente uma hora e vinte minutos de apresentação.




Toda comunidade escolar presente agradeu a presença do Bloco que levou música ao vivo para o baile de carnaval da escola. Logo após o evento o Gestor de Projetos do B. E Acari se reuniu com a equipe de professores da escola para uma avliação do evento. Todos os professores destacaram como ponto forte a participação dos responsáveis. Eles chegaram a unânime conclusão de que é preciso mais eventos para envolver os pais na participação ativa dentro da escola.

"É muito bom ver pais, alunos, professores e funcionários brincando juntos ao som de sambas e marchinhas de carnaval que resgatam histórias e valorizam o carnaval. Precisamos disso para fomentar a participação dos pais na escola. Os responsáveis ficaram super bem." Professora Lidiane da turma 1201(foto abaixo).




 Mais fotos do Baile de Carnaval CIEP Candeia 2012.



Lidiane Lobo(agogô), Fabrício(surdo), Ricardo(tarol) e Maurício(repique).
Marchinhas!
Carlos(cavaquinho), Fabrício(surdo).
Carnaval com cidadania!
Carlos(tamborim), Lidiane (agogô), Fabrício(surdo), Ricardo(tarol).
As crianças!
O começo do baile.

É carnaval, viva a folia!

A história do carnaval.

BLOCO DOS AMIGOS é Carlos, Lidiane, Fabrício, Ricardo e Maurício.