sexta-feira, 21 de junho de 2013

De Acari à Cinelândia


Neste domingo, 15 de julho de 2012, estudantes do CIEP Antônio Candeia Filho tiveram um programa diferente. Eles saíram da estação de Acari, acompanhados da professora e incentivadora Meirecley (turma 1501) e do Gestor de Projetos do BE, Carlos Carvalho, e foram ao Theatro Municipal, no Centro do Rio, para assistir ao evento Concertos da Juventude, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
Tudo começou na quinta-feira anterior ao passeio, dia 12/07, quando os alunos visitaram as dependências do MetrôRio para conhecerem o Projeto “Estação Alegria”. Além das atividades lúdicas proporcionadas pela visita, houve espaço também para um bate-papo com membros da OSB. Encantados com a conversa, os estudantes foram convidados para assistirem à apresentação da orquestra no domingo seguinte. Eles, é claro, toparam!

Grande estreia: em frente ao Theatro Municipal, alunos do CIEP Candeia posam para a foto e conhecem o teatro que ajudou a construir a história cultural de nossa cidade. 

O passeio foi uma grande novidade, pois além de acessarem uma parte da cidade pouco conhecida, boa parte dos estudantes nunca tinha viajado de metrô. Assistir à OSB tocando foi muito diferente! Desde o ponto de encontro, na estação do Metrô Coelho Neto, até a chegada ao Centro, os alunos iam descobrindo novas coisas com olhares atentos para tudo que viam ao redor da linha do metrô.
Vista privilegiada dos alunos do CIEP Candeia. A OSB no palco do Theatro Municipal: grandiosidade e beleza que impressionaram a todos.

No concerto, antes de executar as músicas, o público era informado pelo Maestro Leandro Carvalho sobre a história do compositor e por qual motivo a música foi feita. Isso consistiu em um diferencial chamando a atenção do grupo que observava e vibrava, de acordo com os movimentos e sons feitos pelos músicos e seus instrumentos.
A professora Meirecley e seus alunos em uma das salas do Theatro

Graças à parceria entre o Bairro Educador, o MetrôRio (que cedeu gratuidade do transporte ao grupo para ir assistir ao Concerto) e a OSB (que cedeu convites cortesias para os estudantes do CIEP Candeia), foi possível proporcionar aos estudantes de Acari um domingo especial para ficar na memória.

Garantindo o acesso a espaços e bens culturais, incentivando os alunos à descoberta de novas possibilidades e estimulando-os a conhecer espaços e realidades diferentes do seu cotidiano, seguimos apostando que, através da educação, não há limites para projetar e sonhar

Alunos de Acari visitam o Zoo Rio


Na última sexta feira, dia 24 de agosto, estudantes das turmas da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Thomas Jefferson, unidade escolar integrante do BE Acari, visitaram o Jardim Zoológico, em São Cristóvão. O passeio é fruto de uma parceria entre a direção da escola, o Bairro Educador (BE) e a presidência do Jardim Zoológico.


As professoras orientaram e explicaram para os estudantes a importância de respeitar os animais e o meio ambiente, reforçando os ideais sustentáveis que a escola vem trabalhando desde o início do ano em parceria com o BE e a comunidade escolar.


O passeio significou para os estudantes uma grande oportunidade de aprendizado,  pois desde a saída do ônibus da porta da escola até o retorno do mesmo, eles puderam vivenciar situações para além do cotidiano escolar, fazendo reflexões usuais do que é aprendido em sala de aula. Para aprender um pouco mais sobre cada animal, os alunos foram estimulados a ler as placas localizadas próximas de cada lugar onde estavam os bichos, por exemplo. Além disso, eles também fizeram questionamentos a respeito das diferenças de temperatura ambiente e sobre a quantidade de árvores presentes no local.



O Bairro Educador agradece a presidência do Jardim Zoológico e a parceria com os professores e com a Escola Municipal Thomas Jefferson, por acreditarem nas possibilidades de ampliação das ações educativas. 

Estudantes se apropriam do bairro de Acari




Os estudantes do 5º ano do CIEP Antônio Candeia Filho, em Acari, assistiram no dia 10 de abril, a exibição do documentário Acari Cultural. O filme é resultado de uma pesquisa de mapeamento cultural realizada no Complexo de Acari, coordenada pela professora Adriana Facina do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) que retrata aspectos culturais locais e artísticos  da comunidade.


A partir desta atividade, os estudantes puderam (re)conhecer pessoas e movimentos culturais (nos quais eles estão por muitas vezes participando) como algo legitimado e reconhecido enquanto cultura.

A exibição do vídeo é mais uma atividade referente à trilha educativa de Música & Letramento “Identidade Cultural Carioca”. Os estudantes, por meio das oficinas,  têm a oportunidade de se reconhecer como sujeitos produtores de conhecimento e cultura diante de observação da realidade local.


O segundo momento que deu continuidade ao trabalho de reconhecimento local aconteceu no dia 24 de abril, durante a oficina Meu Bairro. Nessa oficina, os estudantes mapearam equipamentos públicos como escolas, praças e o hospital do bairro, além de mapearem as próprias residências. Esse encontro contou com a participação da técnica de saúde do Programa Saúde nas Escolas – PSE - Bruna Castro. Bruna falou sobre os cuidados com o meio ambiente e os malefícios que a comunidade pode sofrer ao colocar lixo em lugares inadequados.


Uma estudante, durante confecção de seu mapa, falou que “o Rio de Janeiro continua lixo” referindo-se às dificuldades  enfrentadas a respeito do lixo na comunidade. O grupo concluiu que todos têm responsabilidade e precisam multiplicar os saberes para melhorar a questão.


O Bairro Educador Acari agradece a professora regente do grupo Célia Lopes, a parceira Bruna Castro e a toda equipe de gestão do CIEP

sábado, 1 de junho de 2013


Traços culturais atuais e história de Vicente de Carvalho


Os estudantes da turma 1504 da Escola Municipal Sergipe, BE Vicente de Carvalho, participaram, no dia 05 de abril, da oficina Meu Bairro, que faz parte  da trilha educativa de Música e Letramento e trabalha o tema do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola – Identidade e Valores – através da música.


Durante o encontro, os estudantes trocaram conhecimentos sobre Vicente de Carvalho (re)conhecendo no mapa lugares do bairro e discutindo sobre quais os tipos de músicas eles ouvem nesses lugares. Um estudante contou que “Há muitos anos atrás existiam escravos no morro do Juramento. Os anos foram passando e os escravos foram morrendo. Mas, eles morreram só de corpo porque as almas continuaram assombrando o morro do Juramento”. Assim, o estudante contou parte da lenda que ouve de familiares que são antigos moradores da comunidade.


O gestor de projeto do BE, Carlos Carvalho tocou em um pandeiro alguns ritmos que os estudantes afirmaram ouvir em lugares marcados no mapa como nas escolas, igrejas, residências, padarias, praças, barracas, estação do Metrô e etc.


Na semana seguinte o mesmo grupo de estudantes participou da oficina O Som do Amor, que tem como objetivo fazer com que os alunos, através do som reproduzido pelo violão,  descubram o nome do intérprete e  da música, além de interpretarem a letra da canção.


As músicas tocadas durante a oficina foram todas referentes ao tema amor, como:Mutirão de Amor (Zeca Pagodinho), Amar não é Pecado (Luan Santana), Jamais Deixarei Você (Bruna Karla), Nomes de Favela (Paulo Cesar Pinheiro), A Amizade é Tudo (Jeito Moleke e Thiaguinho) e Meu Lugar (Arlindo Cruz).

Por Carlos Carvalho

Ação Social com homenagem as mães em Acari


Cerca de cento e setenta atores da comunidade escolar da Escola Municipal Thomas Jefferson, do Bairro Educador Acari, se beneficiaram no dia 10 de maio de serviços de diferentes instituições, como: a empresa de cosméticos Mary Kay, a Fundação Leão XIII, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Acari) e a Clínica da Família Marcus Valadão.


A ação foi planejada em parceria com a equipe de gestão da escola, a técnica do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e pelo Bairro Educador Acari, através do gestor de projetos Carlos Carvalho que, atendendo a uma demanda da unidade escolar, foi em busca de parceiros para realização da atividade.

O dia teve início com as boas-vindas do diretor da escola que também apresentou aos responsáveis toda programação do evento e agradeceu a presença dos parceiros. Em seguida, a representante do CRAS, Marilza de Moraes, apresentou as atividades do CRAS disponíveis na unidade do bairro. Na sequência, a equipe do Programa Saúde da Família (PSE), através da dentista Cândida Lobo, do agente comunitário de saúde Marcos Paulo, da enfermeira Raquel Rodrigues e da técnica de saúde bucal Dilnea Candido realizou atendimentos na própria unidade escolar.


Durante o evento, a representante da Fundação Leão XIII, realizou diversos encaminhamentos para gratuidade de segunda via de documentos para a comunidade escolar. Já Luzia Machado, consultora da empresa de cosméticos Mary Kay, realizou um momento de beleza em homenagem ao dia das mães, além de sortear brindes.


Ao término, todas as turmas também fizeram suas homenagens ao dia das mães, encerrando o primeiro momento do projeto anual da escola “T.J , todos juntos por uma educação de qualidade!”. Também durante todo o evento foram expostos trabalhos dos alunos em quadros e murais, incluindo o mural da oficina Amor e Arte- parte integrante da Trilha Educativa da turma 1501 - feita em parceria com BE e PSE.
Parabéns à equipe da E.M. Thomas Jefferson e a todos os parceiros da Ação Social. Sem dúvida, um belo presente às mães da região.


bairroeducador.blogspot.com

Carlos Carvalho