terça-feira, 30 de setembro de 2014

Relato da aula sobre a história do Profeta Gentileza.

Hoje (26/09) em uma aula dialogada, expositiva e explicativa tivemos a oportunidade de conhecer e conversar sobre “ o Gentileza” e “a gentileza”.

A primeira atividade foi  uma tempestade de ideias sobre o que poderia significar a palavra gentileza. A partir dai, comecei a explicar o significado “do  Gentileza”. Pois pedi como trabalho de casa da aula anterior uma pesquisa sobre o tema: Gentileza.

Muitos trouxeram o significado da palavra e surgiram exemplos como: “fazer coisas boas”, “Dar lugar para os idosos sentarem no ônibus”  , “ser  respeitoso” ,  e etc.

Então iniciei uma breve narrativa sobre a história do incêndio no circo em Niterói. Porque é o fator que sensibiliza o José Datrino  a se transformar no Profeta Gentileza. Contei também sobre o que Gentileza fazia como profeta, distribuindo flores e palavras de fé para aos que passavam por ele e por seus murais.




 Levei  para a sala imagens dos murais e o vídeo com música de Marisa Monte em homenagem ao profeta para enriquecer a aula.




Como devolutiva os estudantes queriam saber mais e mais sobre o profeta, sobre os murais e sobre a tragédia que do circo.

No dia seguinte alguns alunos disseram que contaram a história em casa e os pais não conheciam a história do Gentileza.  E é assim que nos sentimos com a missão cumprida!