quinta-feira, 31 de maio de 2018

M&L - O curso - em Paciência




Aconteceu no sábado 26/05,atendendo um convite de um grupo de Professoras Contadoras de Histórias da Zona Oeste do Rio de Janeiro o Curso Música & Letramento - A música afro-brasileira no Rio de Janeiro. Com o objetivo de apresentação de gêneros músicas e instrumentos afro-brasileiros para balizar o trabalho prático dessas profissionais em consonância com a lei 10.639/03 e a lei 11.645/08. 




O cronograma foi organizado para um dia inteiro de curso. Na parte da manhã a ideia foi trocar experiências de trabalho entre os participantes. Para depois disso apresentar as bases legais e teóricas que fundamentam a prática da docência para uma pedagogia que rompa as dificuldades de trabalhar na prática a lei 10.639/03. 



E não foi diferente. Mas,  para além disso, trocamos vivências, falamos dos embasamentos teóricos e metodológicos. Falamos também de teórica musical, apresentação e história de gêneros musicais afro-brasileiros e dos instrumentos afro-brasileiros. A conversa rolou no sentido de orientação, de troca e de como as técnicas de mão e baqueta para o toque de determinados instrumentos. 




Muitas das questões foram relacionadas a  como fortalecer uma prática antirracista no sentido de desconstrução do preconceito no dia-a-dia da do sistema educacional da nossa cidade compreendendo as situações cotidianas e partindo do uso do instrumento musical e de gêneros musicais para valorização da nossa cultura diaspória africana. 



O Música & Letramento agradece as participantes Orzeni Tania, Luiza Tavares, Jessica Fernandes e a Nina, Dafini Barreto, Adriana Alves, Helen Matos, Graziele Vidal, Flávia Manhanini, Carolline Sotero, Amle Albernaz, Danielle Coutinho, Ilana, Patricia Souza, Rosangela Tavares e a menina Júlia. 

Que venha o próximo encontro! 
Obrigado galera!!!


segunda-feira, 14 de maio de 2018

M&L e Xavier na Fundação Gol de Letra - Cajú - RJ


Na manhã do dia 11 de maio fui recebido com muito carinho pela galerinha da Fundação Gol de Letra, no Bairro do Cajú, Rio de Janeiro. 

O bate-papo começou com a energia lá no alto quando cantamos o "Bom Dia" e "Para a Paz 5 Vogais" no ritmo do rap. E, logo em seguida a criançada também colocou a mão na massa, quer dizer, nos instrumentos. Ao som de tambores, agogô, pandeiro, chocalho e caxixi a garotada tocou e cantou as músicas Dengue Não, Família Minha Casa e Meio Ambiente na batida do maculelê - o tamborzão do funk. 



Teve muito rap, funk e samba com a música Higiene das Crianças onde meninos e meninas puderam se divertir cantando, dançando, valorizando a cultura afro-brasileira e aprendendo sobre a importância da higiene para a saúde do corpo. 

E teve também Contação de História do Livro Xavier com participação dos atores mirins da Fundação Gol de Letra.


 A manhã terminou com um bate-papo e sessão de autógrafos com os colaboradores.
Obrigado galera!