sábado, 30 de junho de 2018

Música & Letramento Show em Queimados - RJ - 2018

Estudantes participando da atividade Música & Letramento Show!

O M&L Show é uma atividade que vem conquistando profissionais da Educação e estudantes do Rio e de outras cidades da Baixada Fluminense como Belford Roxo,  Mesquita, Queimados, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. 

O projeto foi criado para tratar da representatividade da cultura afro-brasileira através de artes como música, dança e literatura para crianças da Ed. Infantil ao Quinto ano do Ensino Fundamental. 

A atividade é guiada através das linguagens musicais nacionais de herança africana iniciando com o rap, passando pelo samba e terminando no funk tratando ludicamente de temas importantes para a Educação como Higiene, Meio Ambiente, Família, Paz...

Dentro do Show acontece a música como saudação e primeiro contato, a brincadeira com a apresentação do boneco Xavier, a Contação de História e apresentação do Livro Xavier, apresentação de instrumentos musicais afro-brasileiros e formação da banda e dos dançarinos(formado pelo público), algumas brincadeiras de "matemagica" e a música final da atividade que tem em média 35 minutos de duração. 

Contação de História do livro Xavier com participação dos estudantes!

E não foi diferente na E.M. Monteiro Lobato na cidade de Queimados-RJ. Em uma manha chuvosa de quadra lotada a criançada esquentou o clima. A galerinha dançou,  encenou, cantou, brincou, conheceu e tocou instrumentos musicais afro-brasileiros. Convidado pela professora Amanda e bem recibida pela escola a equipe do M&L Show agradece muito a cada sorriso da criançada que deu o tom da festa!!!



Agradecemos a professora Amanda por  procurar atividades que falam de identidade e representatividade para a garotada desde cedo para que nossos meninos e meninas possam se ver dentro desse contexto onde a valorização da nossa história de diáspora africana nem sempre acontece.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Xavier na LER - Salão Carioca do Livro

Escritores da Baixada no Palco Sarau da Ler.

Na tarde do último domingo, 20/05, estive na Biblioteca Parque na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio, representando minha cidade natal, São João de Meriti, junto de mais 20 autores da baixada no quadro Quando a Baixada Fala no palco Sarau do evento Ler - Salão Carioca do Livro. 

No palco Sarau apresentando Xavier ao lado do amigo e escritor Gerson Moreira no registro da amiga fotografa Daniela Barros.


Nossa    participação no evento acabou atrasando. Por conta de uma mudança de última hora da organização. Isso  foi um pouco ruim. Pois,  ficamos presos    e      não    podemos aproveitar. Perdemos, por exemplo, a mesa de conversa com Ruth de Souza, Gloria Maria e Conceição Evaristo. Mas, também pudemos   conversar mais  entre nós  sobre    nossa resistência diária nessas e em várias outras situações.


Macedo Griot, Tais Santos, Elisabete Nascimento e Carlos Carvalho. Escritores negros na Ler! 

A partir daí rolou um bate papo com  Gerson Moreira - escritor de Os Perseguidos - de Belford Roxo, o Raphael Mozer - editor artesanal e escritor de vários títulos - também de Belford Roxo, o Macedo Griot - escritor do Samba de Griot - de Nilópolis, Elisabete Nascimento - escritora de vários títulos, dentre eles o Ciranda de Meninos, aventuras masculinas - de São João de Meriti e Tais Santos - mestre em Literaturas Africanas, integrante do grupo Escritas do Corpo Feminino e militante pela valorização da Baixada Fluminense, além de agente literária buscando visibilidade para a literatura preta. 

Conversamos sobre nossos desafios com esse mercado fechado e excludente que é a literatura onde o desvalor para as nossas escritas é constante. Mas, dessa reunião do acaso rolou muita ideia bacana de articulação pra cairmos dentro. Então fiquem atentos que vem coisa boa por aí!  

Escritores representando a Baixada na Ler.

Agradecendo o convite do amigo Marlon do Litera Caxias. E a toda galera que faz literatura na Baixada Fluminense.