No dia 18 do mês de outubro rolou na Escola Municipal Apolônio de Carvalho, na Vila do Céu, Zona Oeste do Rio de Janeiro o M&L Show. Foi uma troca de energia muito bacana com os dois turnos da unidade escolar. Convidados pela professora Luiza os músicos Ricardo Karvalho e Carlos Carvalho fizeram a dinamização da atividade.
O show inicia com a apresentação dos músicos. A partir daí, começa a valorização da cultura afro-brasileira através de músicas como Para a Paz Cinco Vogais(rap), Higiene das Crianças(samba), e Tratar Bem(funk). Tudo isso com participação dos estudantes.
Na sequência vem a hora da contação de história do livro Xavier (do autor Carlos Carvalho) onde os atores (alunos da unidade) convidados à atuar dão vida aos irmãos personagens Xavier e Ynaê. O livro traz a história de um menino que faz da birncadeira mistério e do mistério brincadeira.
Terminada a história, outro grupo de estudantes participam. Dessa vez, conhecendo e apresentando instrumentos afro-brasileiros. Assim é formada a banda do espetáculo composta em sua maioria pelo público presente que sai do papel de espectador para sujeito da história. Logo, com a banda formada é a vez de chamar os dançarinos e convidar todos a cantar o funk da Família.
A atividade que é extremamente pedagógica, diretamente baseada nas leis 10.639/03 e 11.645/08 termina em grande astral com todos cantando, dançando e tocando instrumentos no fim de uma grande aula sobre África, diáspora e representatividade.
Depois do fim do Show ainda teve 15min de bate-papo com o autor. Nesse momento os estudantes fizeram perguntas e homenagens.