domingo, 24 de outubro de 2021

Música & Letramento - 10 anos

 O processo, projeto Música & Letramento completa em 2021 dez anos! Alguns diriam "uma década" outros "um decênio". Rsrsrs !

São muitas as batalhas, a cada segundo! Desde as primeiras ideias do Escola de funk(2010/2011) até aqui na continuidade do próprio Escola de Funk, no surgir do Música & Letramento, no estudo e reflexão dos conceitos,  na caminhada de compositor e arranjador e na mais nova tarefa de "roteirista", escritor, após as publicações formais dos livros Xavier(infantil 2016) e Música & Letramento(2018) e no processo dos vídeos do boneco Xavierzin no canal do youtube.

Por falar em canal no youtube...



Parte do resultado desse acumulo das trocas pode ser conferida no trabalho Música & Letramento - Viagem sonora do Xavierzin que está disponível no canal do youtube #musicaeletramento  desde o dia 27 de setembro de 2021. 

O video é parte de uma contrapartida do Prêmio Arte e Escola (Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - SMC) de 2020. O prêmio é integrante da Lei Aldir Blanc. A lei 14.017/20 foi um projeto, proposta da Deputada Federal Benedita da Silva, pensada para a distribuição de renda de caráter emergencial  para artistas, fazedores de cultura diante da pandemia do covid19.  Sonoramente participaram do vídeo os irmãos e músicos Marcelo Carvalho, Ricardo Karvalho e Davi Sales aos quais agradeço muito pela parceria e tenho muita admiração. 

Diante disso, a possibilidade de deixar um registro de áudio e vídeo do processo Música & Letramento (das composições, do Escola de Funk e das narrativas através do som) foi se desenhando na medida em que as ações de contrapartida do projeto não poderiam ser na modalidade presencial pelo não funcionamento das escolas e casas de cultura da cidade. 

Fato é : São 10 anos nas práxis dentro e fora dos muros das instituições formais e não formais de educação. 10 anos de muito aprendizado, muito desenrolado. As incessantes trocas de saberes, por muitas vezes sem palavras, no olho no olho buscando o entendimento o que é educação, qual é a sociedade em que estamos inseridos e pensado no fazer educativo diferenciado mirando qual sociedade queremos. Mas, não inventamos a roda! Não criamos um grande feito. O tempo traz compreensão, amadurecimento e a percepção de que precisamos caminhar cada vez mais em busca de uma harmonia, uma relação horizontal que deve começar com a gente mesmo para partir para a relação com os outros. Várias foram as bases, outras deixaram de ser, novas bases se firmaram... vários documentos! Muitos momentos de acertos e a certeza de que a caminhada precisa continuar. A avaliação é constante por aqui. Pois parte do pensar vivendo(Sodré 2017). Nosso trampo se justifica também "aos nossos ancestrais por todas as lutas que nos fizeram chegar até aqui!"(Carvalho, 2017). E a gente segue fazendo a leitura completa que é pensar sobre "o que se vê, o que se lê, o que faz, o que se ouve" (Carvalho, 2018). 

O tempo passa, nosso compromisso aumenta! Seguem às práxis, sempre buscando a harmonia, a horizontalidade através dos gestos, palavras, vibrações, som...

Seguimos!

Carlos Carvalho