Os primeiros passos e ideias sobe música e letramento nascem a partir do projeto, processo Escola de Funk. E este, surge da observação do comportamento dos estudantes e das respostas de profissionais de educação no cotidiano do ambiente escolar. Isso marca também meus primeiros momentos de pesquisador no ano de 2011 em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro.
Percebi que os estudantes andavam gingando (dançando uma música imaginária por muitas vezes). Também cantavam a batida do tambor de maculelê e letras de funk. As crianças eram quase sempre interrompidas e sendo vistas como bagunceiras. Assim como acontecia comigo no meado dos anos 1990. Naquele momento comecei a reflexão sobre como somar para o estudo daquele grupo em relação ao funk e como eles eram vistos na escola. Solicitei a gestão da escola um tempo por aquele grupo. No primeiro encontro com a turma, fizemos uma conversa sobre o funk, o que o grupo pensava. Fiz a proposta de estudarmos o funk, a história, o ritmo, a dança, o pensamento, a criação de textos, composição...
Nascia ali o Escola de Funk. O ano era 2011.
Os estudantes no palco do Teatro Miguel Falabella.
Existia ali uma energia que me animava e, ao mesmo tempo, intrigava, inquietava muito. Pois era o funk dentro da escola. Aquele que por muitas vezes meus professores diziam para que eu não cantasse, desvalorizavam aquele saber, aquela vivência. Ali, pela primeira vez, eu estava diante da oportunidade de fazer o diferente do que a maioria de meus professores fizeram comigo. E conseguimos. Tanto que depois de algumas oficinas de ritmo, dança e escrita criativa o bonde, a tropa estava formada. No mês de maio o grupo fez a primeira apresentação na escola. Já em julho o grupo foi ao palco do Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping para participar de um Festival de Música para estudantes da Cidade do Rio de Janeiro. O grupo se organizou em compositores, dançarinos, cantores e foi se apresentar conquistando o prêmio de melhor comunicação com o público daquele festival.
Deixo aqui um verdadeiro agradecimento aos professores, funcionários alunos e equipe de gestão da Escola Municipal Francisco Frias da Mesquita do ano de 2011.
Então podem conferir o trabalho no blog Rioeduca copiando o endereço abaixo e colando no site de busca.
www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1169
Amigo que coisa linda. Mais uma vez você está de parabéns. Sucesso já é seu nome.
ResponderExcluirObrigado! É um sucesso nosso! Vocês também são parte disso!
ExcluirAmigo que coisa linda. Mais uma vez você está de parabéns. Sucesso já é seu nome.
ResponderExcluirParabéns Carlos!!! Seu sucesso é reflexo do amor que você sente pelo que faz!!! Continue fazendo e realizando o que você acredita!!! É assim que nos realizamos!!! Beijos no coração!!! Obrigada pela lembrança!!! Sempre torcendo pelo seu sucesso!!!
ResponderExcluirO que faço hoje é reflexo do que aprendi e continuo aprendendo convivendo com pessoas como vocês! Sou muito grato!
Excluir