domingo, 3 de maio de 2015

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA - Breve estudo


 A primeira é socialização – preparar o indivíduo para a vida em sociedade baseado nas ideias de Emile Durkheim. Outra  função, a cultural, consiste em passar aos indivíduos tudo aquilo que pode ser ensinado. Convém lembrarmos que tal função não é desempenhada somente por instituição formal de educação. Instituições não formais como igreja e família (primeiro contato social do indivíduo) também  desenvolvem.   E a sociedade do capital dita a função seletiva da escola. Separando os estudantes em grupos com bons rendimento e grupos sem rendimento escolar, deixando  a escola assumir seu papel de reprodutivista social. Nesse sentido, a instituição de ensino carrega  desigualdade e  injustiça social para dentro de si. Assumindo seu caráter antidemocrático, objetivando a formação do cidadão dócil, operário. 

Logo a escola está diante da dualidade, da contradição, vivendo seu desafio. A contradição e o desafio da escola:

Primeiramente, a escola atual tem por ideologia transformar, emancipar, libertar. Ela  quer o educando com autonomia e liberdade para exercer a prática política. Encontramos  tais propostas nas Diretrizes Curriculares da Educação . Mas a mesma escola  tem a função de produzir a mão-de-obra, o trabalhador submisso, seguindo as regras ditadas pelo capital.

O dualismo escolar:  Espaço x ambiente

Onde o espaço/local é de transmissão de conteúdos, o  espaço tradicional, o local disciplinador. Já a escola como ambiente consiste no espaço de transformação do indivíduo promovendo experiências para criação de rupturas pois “a educação é uma atividade onde professores e alunos mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo da aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social”. (LIBÂNEO, 1985:33). Tal ambiente tem participação democrática, permitindo a diversidade e incluindo a comunidade.

Função compensatória da escola – Sozinha, a escola não é capaz de eliminar a injustiça e a desigualdade social. Todavia, pode compensar as dificuldades individuais, uma vez que ela ofereça educação de qualidade – para equidade. Tratando diferente o desigual para que ele se torne igual. Seguindo sempre a lógica da diversidade.

Reconstrução do Conhecimento e da experiência – diante desse ponto de vista a escola trabalha para que o educando transforme, renove o seu pensar e agir. Transformando o ser acrítico em crítico, dependente em autônomo, sendo eles – escola-discente-docente -  mediadores da relação aluno-conhecimento- realidade social.


Fontes e referências:

ALMEIDA, Vinícius Reccanello. Função da Escola. Disponível no site <https://www.youtube.com/watch?v=7Vsb6LT6MPw> . Acesso em 2/5/2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. A Pedagogia Critico Social dos Conteúdos. Disponível no site:   <http://pt.scribd.com/doc/6641625/>. Acesso em 2/5/2015.





 Professor Carlos Carvalho

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