domingo, 18 de outubro de 2015

O PROJETO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A postagem de agora revela um pouquinho de minhas reflexões sobre o tema. Abaixo temos uma definição de Projeto Didático e adiante pensamentos meus cujos permeiam minhas ações pelos mais diversos lugares que passo. Reflete também minhas trocas de ideias com estudantes e docentes que vou encontrando por esses caminhos.



        
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem.

É bem verdade que um bom projeto didático pode dar conta de trabalhar com grupos multisseriados diante da transversalidade. Pois, a partir da definição de Projeto Didático citada acima, acessada no site da revista abril, e de acordo com o texto da página 12 do caderno 6 do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2013, temos boa base para chegarmos a compreensão do quão se faz necessário tal tipo de trabalho na vida dos educandos. Trabalhos estes que devem, acima de tudo(por minha parte) considerar a cultura e o desenvolvimento local para serem realizados.


Portanto, seja por meio da música (como acontece muitas vezes no projeto Música & Letramento), da poesia, das artes plásticas ou cênicas, através das mais variadas manifestações artísticas que qualquer temática discutida com o grupo pode ser colocada em prática como processo e/ou produto final, culminância do mesmo.

Devemos de fato crer que um bom projeto que articule bem arte, letramento, cultura local e transversalidade, estará indo de encontro ao sucesso da práxis. Isso é, da relação ensino/aprendizagem. Vale ainda, o destaque que um projeto cuja construção da temática e das metodologias de aprendizagens acontecem de forma dialógica entre os principais atores, discentes/docentes, muito provavelmente, conseguirá alcançar resultados significativos para a aprendizagem desses atores.

Com tudo, consiste em bons meios, caminhos a serem trilhados objetivando o sucesso dos processos de alfabetização e letramento. Uma vez que tais processos, acredita-se,  em muitos momentos, são indissociáveis. Assim como devem estar indissociáveis a cultura, a realidade local da comunidade escolar.


Site consultado: <revistaescola.abril.com.br>, acesso em 18/10/2015.

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário