domingo, 13 de novembro de 2016

BREVÍSSIMA REFLEXÃO DE CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO


2015 –CARLOS CARVALHO

A “CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA” FOI RETROGRADA E IMATURA
 AO CONSIDERAR CRIANÇA COMO ADULTO EM MINIATURA

E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUNDIAL  
PENSOU A EDUCAÇÃO COMO ASSISTÊNCIA SOCIAL

MAS, APÓS ROUSSEAU VEIO UMA NOVA ESPERANÇA   
PSICOLOGIA ENFATIZOU O QUE É  CRIANÇA

DO GREGO: PAIDOS = CRIANÇA, NASCE  PEDAGOGIA
CIÊNCIA CADA VEZ MAIS AMPLA PRA MUDAR A VISÃO DE “TIA”

AINDA ATUALMENTE ESCOLAS DEVEM LUTAR
PARA COM O OLHAR DE ASSISTENCIALISMO ACABAR

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO É CONSTRUÍDA 
A PARTIR DO MOMENTO QUE SE IDENTIFICA AS FASES DA VIDA

OS QUATRO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PYAGET
REFLETEM INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E CONSCIÊNCIA DO SER

SENÓRIO MOTOR (percepções sensoriais, motoras), PRÉ OPERACIONAL (linguagem oral),
OPERATÓRIO CONCRETO (pensamento lógico, reversível) E OPERATÓRIO FORMAL (pensar real e ideal).

É DEVER DA FAMÍLIA, DA COMUNIDADE E DO ESTADO: 
ASSEGURAR À CRIANÇA UM MUNDO MENOS COMPLICADO

ARTIGO QUATRO DO E.C.A DIZ NÃO AO MAL
 QUANDO REFORÇA QUE É DEVER DA SOCIEDADE EM GERAL:

DIREITO À VIDA, SAÚDE, ESPORTE, ALIMENTAÇÃO,   LAZER, CULTURA, LIBERDADE E EDUCAÇÃO

DESDE QUANDO NASCEM ATÉ OS DOZE ANOS
 NÓS DEVEMOS PENSAR QUE É DE CRIANÇAS ESTAMOS FALANDO

O FUNDADOR DOS JARDINS DE INFÂNCIA? ADIVINHA?       
PERCEBIA A CRIANÇA COMO UMA SEMENTINHA

FROEBEL UM DOS PRIMEIROS A PENSAR NOS MAIS NOVOS
TÉCNICAS ATUAIS SÃO DELE BRINQUEDOS, BRINCADEIRA E JOGOS




Referências:
 Concepção de Infância , <portaldaeducacao.com.br>, Acesso em 6/11/2015, às 10h.

Chanel, Émile. Grandes Temas da Pedagogia; Ed Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1977.

Presidência da República, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

Aranha, Maria Lúcia Arruda – História da educação e da pedagogia geral e do Brasil – 3ª Ed. – São Paulo – Moderna. 2006.

Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas-<http://revistaescola.abril.com.br/>Acesso em 6/11/2015, às 10h e 30min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário