quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Xavier na UERJ




Na noite de 15 de agosto, tive o grande prazer de participar de uma Mesa, trocando uma ideia com a galera da UERJ, sobre "Os Impactos do Racismo na Infância". Em um grande momento de reflexão onde pude conhecer e rever pessoas como a professora da Faculdade de Educação da casa, Sonia Santos (que conheci quando ela trabalhava para a Unesco e eu no Bairro Educador). 




O dia começou com exposição do material a partir das 13h e bate-papos informais, uma Roda de Conversa que teve início às 16h e 30min. e terminou no auditório do décimo primeiro andar com a Mesa composta por : Derê - Aluno da faculdade de História,  Ana Carolina de Jesus-  Mediadora da Mesa e Organizadora da IV SEMANA PAULO FREIRE, eu e Xavier e a Professora da Faculdade de Educação Sonia Santos.

Todos nós levamos para a mesa nossas experiências de vida além de dados que revelavam os motivos dessas vivências. Professora Sonia trouxe também informações científicas sobre o racismo institucional e como ele contribui para já na Educação Infantil desestimular crianças negras. Ana Carolina falou, entre outras coisas,  de suas questões enquanto mulher negra no morro do Turano e na UERJ e, enfatizou o caso Rafael Braga como exemplo de luta contra um sistema racista. Derê trouxe suas pesquisas históricas alinhadas com suas vivências de jovem negro no Brasil. E eu levei Xavier no debate como exemplo de um  despertar, de a criança já ter a possibilidade de se identificar desde cedo nos livros.

Na quinta-feira,  17/08, retornei a UERJ pra participar do encerramento do evento  acompanhado do meu cavaquinho, levando algumas músicas autorais e fazendo releituras das nossas memórias de compositores como Jorge Aragão, MCs Cidinho e Doca, MC Bob Rum, Paulinho da Viola e João Nogueira.

Agradeço o convite e o carinho da equipe que organizou a IV Semana Paulo Freire na UERJ Maracanã.


Xavier na FliSamba - Andaraí

Um grande evento  que reuniu grandes escritores  e títulos de literatura Afro-brasileira com materiais, livros para todas as idades, além de uma super roda de samba com dois grandes nomes da história viva do samba como homenageados.

Assim podemos  definir a FLISAMBA  - FESTA LITERÁRIA DO SAMBA 2017 - que aconteceu no dia 16 de julho, no Renascença Clube, Andaraí,  Zona Norte do Rio de Janeiro. 

O  dia começou com a apresentação da Contação de História "Samba Menino". O texto é do autor Raphael Moreira. Na sequência   a exibição da animação "Nana e Nilo" dos autores Sandro Matos e Renato Nogueira. 

Ao término do filme, enquanto já acontecia a exposição dos livros de vários autores e livrarias próximo a quadra, outro espaço do Clube recebeu a Roda de Conversa "Imagem e Identidade Negra na Literatura Infantil" com os autores:



 Clarissa Lima- livro: Cor de Pele;
Renato Nogueira - livros e Animação:  Nana e Nilo;
 Victor Lobsomem- Livro : Jorge, o Dragão e o Cavaleiro que Sabia Voar;
Carlos Carvalho -Livro:  Xavier.

Foi uma grande troca de experiência participar desse evento com a presença de muita gente boa fazendo o bem para a valorização da cultura Afro-brasileira, dentre elas os sambistas D. Ivone Lara e Nelson Sargento, a escritora Conceição Evaristo e o escritor e ator Lazaro Ramos que também fazia o lançamento do seu livro no evento. 

Conhecer tanta gente e saber que a literatura negra para todas as idades está sendo muito bem produzida cada vez mais me faz perceber que estou no caminho certo.

Agradeço aos organizadores do evento pelo convite. As Rodas - a de samba e a de conversa - são lugares onde sempre quero estar levando o papo sobre valorização da nossa cultura, do nosso povo sempre para frente.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Cultura Afro Nas Escolas - Música & Letramento





No dia 30 de maio, atendendo a um convite da Divisão de Projetos Especias da SEMED - BR, participei no Polo Cederj Belford Roxo do encontro Cultura Afro Nas Escolas falando um pouco de como o livro Xavier e o projeto Música & Letramento são potencializadores para enfatizar o debate sobre o racismo nas Unidades Escolares.


O projeto Música & Letramento, que tem como base a Cultura Local, por isso, muitas vezes o funk é o cenário, o ritmo que dá base aos textos produzidos  pelos estudantes,  traz enfaticamente o resgate histórico da produção e herança cultural negra na sociedade brasileira.



Apresentei o livro Xavier também como ótimo recurso para iniciar uma conversa sobre identidade e representatividade da criança negra no livro Infantil.



Que possamos levar cada vez mais longe o debate e às práticas objetivando orientar as pessoas sobre o "racismo nosso de cada dia".