Na noite de 15 de agosto, tive o grande prazer de participar de uma Mesa, trocando uma ideia com a galera da UERJ, sobre "Os Impactos do Racismo na Infância". Em um grande momento de reflexão onde pude conhecer e rever pessoas como a professora da Faculdade de Educação da casa, Sonia Santos (que conheci quando ela trabalhava para a Unesco e eu no Bairro Educador).
O dia começou com exposição do material a partir das 13h e bate-papos informais, uma Roda de Conversa que teve início às 16h e 30min. e terminou no auditório do décimo primeiro andar com a Mesa composta por : Derê - Aluno da faculdade de História, Ana Carolina de Jesus- Mediadora da Mesa e Organizadora da IV SEMANA PAULO FREIRE, eu e Xavier e a Professora da Faculdade de Educação Sonia Santos.
Todos nós levamos para a mesa nossas experiências de vida além de dados que revelavam os motivos dessas vivências. Professora Sonia trouxe também informações científicas sobre o racismo institucional e como ele contribui para já na Educação Infantil desestimular crianças negras. Ana Carolina falou, entre outras coisas, de suas questões enquanto mulher negra no morro do Turano e na UERJ e, enfatizou o caso Rafael Braga como exemplo de luta contra um sistema racista. Derê trouxe suas pesquisas históricas alinhadas com suas vivências de jovem negro no Brasil. E eu levei Xavier no debate como exemplo de um despertar, de a criança já ter a possibilidade de se identificar desde cedo nos livros.
Na quinta-feira, 17/08, retornei a UERJ pra participar do encerramento do evento acompanhado do meu cavaquinho, levando algumas músicas autorais e fazendo releituras das nossas memórias de compositores como Jorge Aragão, MCs Cidinho e Doca, MC Bob Rum, Paulinho da Viola e João Nogueira.
Agradeço o convite e o carinho da equipe que organizou a IV Semana Paulo Freire na UERJ Maracanã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário