segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Projeto Música & Letramento Show




Projeto Música & Letramento Show
Apresentação- Release

O Música & Letramento SHOW nasce entre 2013/2014  a partir de um projeto de valorização da cultura local em ambientes de aprendizagens. Consiste em uma grande aula. Trata-se de uma atividade que mistura as habilidades artísticas do músico, pedagogo, compositor, escritor, contador de histórias e arte/educador, professor e idealizador do projeto Carlos Carvalho com a participação direta do público que é convidado a tocar instrumentos musicais e cantar as músicas, canções compostas para o espetáculo que tem como ideia geral o trabalho educativo para além da aprendizagem formal, resgatando a história e representatividade e a luta antirracista de  afrodiaspóricos.

Justificativa

A cultura local, cultura de massa, vivência de periferias, realidade de crianças e jovens de comunidades no Rio de Janeiro e de várias outras cidades do Brasil não é vista como potencial educacional em diversos ambientes escolares e em muitos espetáculos criados para dialogar com o público infantil e infantojuvenil. Diante disso, o Música & Letramento afirma, assim como vários teóricos educacionais já afirmaram antes que a aprendizagem passa a ser significativa, ter mais valor para a pessoa quando o ponto de partida é a vivência da mesma. Sendo assim a atividade traz em vários momentos uma espécie de espelho e é justificada diante da relação na qual o sujeito participante possa se ver nesse espelho, dialogando com ele.

Por fim, com o Música & Letramento Show   pretende-se  o respeito, o destaque  da cultura negra, afrodiaspórica, que é completamente criminalizada, a reflexão e ação dos sujeitos inseridos nessa cultura.

Objetivo geral

Reconhecimento, destaque e representatividade da cultura negra, afrodiaspórica através da música, da contação de história e da  cultura local como meios de comunicação, didática e conteúdo de aprendizagens. 

Objetivos específicos

·         Diferenciar instrumentos de percussão, corda e sopro;
·         Bater palmas em tempos musicais;
·         Tocar instrumentos de percussão;
·         Conhecer a história de variados instrumentos afros;
·         Distinguir ritmos como samba, maculelê, rap e funk;
·         Exemplificar sobre música e instrumentos musicais afros;
·         Executar movimentos com o corpo de acordo com o ritmo das atividades;
·         Detectar a importância da origem africana e indígena nos dias atuais;
·         Interpretar os textos apresentados por contação de história e músicas;
·         Conversar sobre racismo e representatividade negra na literatura;
·         Refletir sobre a importância das letras, leitura e da escrita no processo de emancipação do sujeito;
·         Dançar diferentes gêneros musicais;
·         Comparar as diversas fontes sonoras;
·         Identificar formas geométricas planas e espaciais;
·         Compreender a diferente e abrangente forma de família na cultura africana;
·         Perceber a valorização da natureza, da terra, do meio ambiente na cultura africana;
·         Descrever sobre os instrumentos musicais e suas histórias.


Cunho pedagógico

A atividade surge, emerge das aulas criativas do projeto Música & Letramento dentro dos ambientes de aprendizagens tais como “Escola de Funk”, “Matemágica”, “Matemúsica”, entre outras. Dialogando com a lei 10.639/03 que foi revisada pelo texto da lei 11.645/08 atualizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação  - LDB 9394/96  Por isso, de acordo com as letras de textos musicalizados que são trabalhados na atividade os participantes serão estimulados a pensar, refletir e agir de acordo com temas de fundamental importância como Meio Ambiente e a valorização da terra para os povos africanos; Família e o seu conceito abrangente onde primos são reconhecidos como irmãos e tios reconhecidos como pais, por exemplo. Tudo isso para enaltecer essa parte da nossa cultura e construção do nosso país que por séculos foi invisibilizada onde o negro africano ou afrodiaspórico foi constantemente desvalorizado e desumanizado diante da perspectiva histórica que foi contada pelo europeu escravizador na maioria das vezes.

                                            Repertório das atividades

A grande aula começa com uma saudação na linguagem do Rap nacional, continua com uma música sobre vogais e formas de conviver e aprender juntos. Segue com a apresentação dos músicos e do professor. Na sequência tem a brincadeira intitulada "Qual é o ritmo?"(onde os participantes são desafiados a perceber qual ritmo está sendo tocado na percussão). Depois disso, acontece a apresentação de instrumentos afro-brasileiros, ainda tem o pagode da higiene com uma explicação breve sobre a história do samba(onde o público é chamado para tocar instrumentos e dançar). A  apresentação e contação de história do livro Xavier (com pessoas do público atuando), textos cantados no ritmo d funk carioca (com um breve histórico do gênero) falando de saúde e meio ambiente, algumas brincadeiras de Matemágica e mais funk com o tema família no encerramento. 

Público alvo 

O projeto privilegia crianças dos 4 aos 12 anos em suas atividades. Mas, não deixa de trabalhar a imaginação e sensibilização da temática também com o público  adulto acompanhante e muito menos deixa de envolver as crianças menores de 4 anos. Logo, a programação é livre para todas as idades.

Participantes do projeto

O grupo atuante é formado por três músicos. São eles:

Carlos Carvalho – Foi  coordenador docente das oficinas de música do Galpão Para o Trabalho e Cidadania do Senac Rio. Atualmente é Músico, compositor, pedagogo, escritor, professor na rede Municipal em Belford Roxo – RJ, contador de histórias, pós-graduando em relações étnico-raciais na educação básica no Colégio Pedro II, é também  artista e educador, docente e coordenador, idealizador/criador no projeto  itinerante Música & Letramento desde 2010.

Davi  Salles – Foi participante da oficina Xilofone e Cordas(oficina de Música) do Galpão Para o Trabalho e Cidadania do Senac Rio em Irajá, é violonista e tecladista, professor de música na comunidade do Acari, músico arranjador em trabalhos de gravações de cantores de músicas religiosas, atuante em casas de show do Centro e Zona Norte do Rio de Janeiro e músico no projeto Música e Letramento Show.

Ricardo Karvalho – Formado nas oficinas de percussão do Galpão Para o Trabalho e Cidadania do Senac Rio em Irajá, virou auxiliar do docente Carlos Carvalho na mesma oficina de percussão. Foi professor de percussão também em projetos nas comunidades do Para Pedro e na G.R.E.S Corações Unidos do Amarelinho de Irajá. Atua como percussionista e vocalista em diversas rodas de samba pelo estado do RJ e é músico no Projeto Música & Letramento Show.

Informações sobre o grupo

O Projeto Música e Letramento surgiu nas salas de aulas do Rio de Janeiro com o formato de apresentação/mediação do professor Carlos Carvalho nas atividades de música, jogos musicais, oficinas de ritmos e contação de história. Depois disso, em determinados lugares assumiu um formato mais amplo, a atividade do show com banda formada pelos dois músicos, aparece quando o idealizador Carlos Carvalho percebe o potencial de suas aulas e convida os amigos e ex-alunos Ricardo Karvalho e Davi Salles em 2015/2016 para participarem, compondo o grupo show para atender melhor a demanda dos múltiplos espaços de aprendizagens formais e não formais. É nesse momento que o show saí dos espaços escolares públicos e chega em  escolas particulares e aparelhos culturais da cidade como a Arena Jovelina Perola Negra na Pavuna, por exemplo, em outubro de 2017 e abril de 2018 e o Colégio Educandário Modelo em Morro Agudo – Nova Iguaçu, 2017.

Porém, antes disso, é importante destacar que o idealizador Carlos Carvalho já havia caminhado bastante com o projeto tanto no formato show quanto no formato de palestra para estudantes e profissionais da educação numa perspectiva de consolidar e melhorar as atividades como poderemos ver adiante em apresentações já realizadas.


Algumas apresentações já realizadas

O  Projeto Música e Letramento saiu da sala de aula para virar um show em 2015. A primeira apresentação fora de sala de aula para um grupo grande de estudantes foi no dia 20 de março do ano já citado em uma escola municipal de Belford Roxo.

A partir daí não parou mais. Carlos Carvalho foi convidado nesse mesmo ano para fazer uma palestra sobre o projeto no Seminário Municipal de Educação da Cidade de Belford Roxo.  As grandes aulas do  Música & Letramento foram se consolidando  e começaram a sair de Belford Roxo para escolas  de outras cidades próximas . Dentre elas Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, Mesquita, Duque de Caxias, até chegar na Feira Literária de Resende em junho de 2018.

Destacamos aqui algumas apresentações:

E. M. Deputado Oswaldo Lima – Belford Roxo - abril -  2015
E. M. Deputado Oswaldo Lima – Belford Roxo – março - 2015
E. M. Deputado Oswaldo Lima – Belford Roxo – outubro - 2015
Seminário Municipal de Educação – Belford Roxo – outubro – 2015
E.M. Deputado Oswaldo Lima – Belford Roxo - Novembro - 2016
E.M. Mendes Vianna – Rio de Janeiro – Novembro - 2016
E.M. Francisco Frias da Mesquita – Rio de Janeiro – março  2017
Livraria Gramma – Centro do Rio – abril – 2017
Circo Voador – Lapa – RJ – maio – 2017
Curso ação – Nova Iguaçu – junho - 2017
FLISamba – Rio de Janeiro – Julho – 2017
E.M. Anna Maria dos Santos Perobelli – Queimados – agosto – 2017
Biblioteca Municipal João do Rio – Irajá – agosto - 2017
Polo CEDERJ – Belford Roxo – Agosto - 2017
Encontro de Pedagogia da UERJ – agosto – 2017
Colégio Educandário Modelo – Nova Iguaçu – novembro 2017.
Bienal do Livro do Rio – Rio Centro – setembro – 2017
Unisuam Bonsucesso – Rio de Janeiro - outubro 2017
Arena Jovelina Pérola Negra – Rio de Janeiro – outubro -2017
Casa França Brasil – Rio de Janeiro – outubro – 2017
FLIB -Feira Literária da Baixada - Queimados - novembro -2017
CIEP 380 – Belford Roxo – novembro – 2017
E.M. Bolívia – Rio de Janeiro – novembro - 2017
E.M Vereador Américo dos Santos – Mesquita – novembro – 2017
EDI Professora Gracilia Rosa de Belém – Rio de Janeiro – novembro -2017
Secretaria Municipal de Educação  - Mesquita – dezembro – 2017
FLIN - Festa da Literatura Negra - Duque de Caxias - março - 2018
Salão Internacional do Livro - Centro do Rio - março/abril - 2018
Instituto Irajá - Rio de Janeiro - abril - 2018
CIEP 380 - Belford Roxo - Abril - 2018
E.M. Monteiro Lobato - Queimados - maio - 2018
ONG Gol de Letra - Cajú - Rio de Janeiro - maio -2018
Universidade Castelo Branco - Realengo - maio - 2018
EDI Ana de Barros - Coelho Neto - 2018
FLIR Resende - RJ - junho -2018
Creche Municipal Iracema Garcia - Queimados -  julho - 2018
E.M. Ministro Afrânio Costa - Penha - julho- 2018
Casa de Cultura de Nova Iguaçu - RJ - julho -2018
E.M. Alan Kardec - Queimados - julho - 2018
Colégio Pedro II - Centro do Rio - agosto - 2018
E.M. Doutor Cristovam Berbereia - São João de Meriti - agosto - 2018
Polo CEDERJ Belford Roxo - agosto - 2018
Feira literária Colégio Gauzinho - Penha - agosto - 2018
Academia de Letras e Artes de São João de Meriti - agosto - 2018
E.M. Paula Fonseca - Coelho Neto - setembro - 2018
FLIPA - Nova Iguaçu - setembro -  2018
Curso Ação Nova Iguaçu - setembro - 2018
E.M. Eugenia Dutra - Pavuna - outubro - 2018
E.M. Apolonio de Carvalho - Vila do Céu - outubro - 2018
E.M. Mozart Lago - Oswaldo Cruz - outubro - 2018
Uniabeu :Africanidade - Belford Roxo - outubro - 2018
Lançamento do Livro M&L em Irajá - novembro - 2018
Arena Dicró - bate papo com o autor - Penha - novembro - 2018
FLUP - Biblioteca Parque Estadual - Rio - novembro - 2018
FLIPA - Paracambi - novembro - 2018
FLIPA - Paquetá - novembro - 2018
FLIDAM - São João de Meriti - novembro - 2018
FENIG - EM Três Marias - dezembro- Nova Iguaçu - 2018
FLISAMBA - Andaraí - dezembro - 2018
E.M. Metodista - Encontro da UERJ - Queimados - dezembro -2018
Curso Ação Campo Grande - Z.O Rio - dezembro - 2018
Seminário Aláfia - Centro do Rio - dezembro - 2018
Colégio Pedro II - São Cristovão - dezembro - 2018
Instituto Irajá - - fevereiro - 2019
Escola Aquarela - Paracambi - fevereiro - 2019
Kerere - Lapa - março - 2019
CRAS Marambaia - Nova Iguaçu - 2019




Dentre várias outras apresentações já no ano de 2018/2019 como a Arena Jovelina Perola Negra e escolas públicas das cidades da Baixada Fluminense.

 Vale aqui salientar que desde 2011  o  professor Carlos Carvalho  já havia passado por mais de 15  escolas da Cidade do Rio de Janeiro com o projeto Música & Letramento em salas de aulas e eventos das unidades pelos bairros de Acari(3) , Coelho Neto(2), Parque Columbia(1), Pavuna(3), Anchieta(1), Bangu(1), Vila Cruzeiro(1), Morro do Juramento(2), Mangueira(1) e Irajá(2) como podemos conferir no link a seguir:

No link a seguir pode ser conferido algumas apresentações:

Também é possível entrar em contato pelas redes sociais através de:

carloscarvalhopmp/facebook.com


Clipping

Divulgação do mês de abril da Arena Jovelina :

Contatos:

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