quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ESCOLA DE FUNK NO CIEP 113 - Comendador Soares


Vários desenrolos com essa galera do CIEP 113 em Comendador Soares - Nova Iguaçu, na sexta (20/09). Teve o olho no olho, o papo reto, o desenrolo sobre o sistema de opressão, o racismo institucional, a abordagem sobre o mito da democracia racial, a representatividade na literatura, na música, o embranquecimento, a criminalização, eugenia, fatos e dados históricos, genocídio preto, sistema prisional...


Perguntas do tipo "quando você começou você pensou que estaria aqui?" Ou sobre o ritmo binário e origens do samba, questões sobre o preconceito racial nos gêneros musicais funk e samba e o que o racismo acarreta na vida de funkeiros e sambistas em tempos atuais...

Mas, além disso teve também o conhecimento sobre a história dos ritmos e dos instrumentos. Teve corpo balançando ao som do maculelê, teve a garotada na boa batucada finalizando e ratificando tudo que já havia sido dito e sentido. Energia, axé, funk, samba, afoxé...

VALEU GALERA!!! TMJ!
Vamos trocando!

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

XAVIER E ESCOLA DE FUNK NA FLIR (E.M. ROTARY) - CAXIAS



No dia 18/10/2019  o trampo foi na E.M. Rotary em Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ. Participação da equipe M&L na FLIR - Feira Literária do Rotary 2019.

O primeiro momento da atividade com estudantes do fundamental 1, foi de música e contação de histórias trabalhando a cultura negra, a representatividade na literatura e nos brinquedos. E também não poderia faltar o destaque do momento #escoladefunk ressaltando a história do gênero musical que é de gosto da maioria do público presente. Tivemos ainda durante a contação e as músicas informações sobre o combate ao racismo na sociedade.


Na parte da tarde estudantes do fundamental 2 participaram do bate papo com autor e da oficina #escoladefunk. A oficina começa trazendo um pouco da história do músico e professor Carlos Carvalho que conta a história do funk no Rio de Janeiro e a relação com o racismo. O professor faz um paralelo entre o funk e o samba com referências que utilizou na sua pesquisa sobre funk e racismo.

Estudantes e professores trouxeram perguntas, questões que foram colocadas no bate papo enriquecendo e fortalecendo a intenção da conversa na orientação de uma prática antirracista.

A equipe do M&L agradece muito o convite, o cuidado e o respeito da equipe de educação e de todos os estudantes, da comunidade escolar da E.M. Rotary.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

VIRADÃO CULTURAL SUBURBANO 2019


Davi Sales, Boneco Xavier(no centro), Carlos Carvalho.

O primeiro Viradão Cultural Suburbano foi fora do comum. Ficamos muito felizes com a oportunidade de troca, de conhecer novos parceiros e de rever antigos irmãos de luta. Convidada pelo amigo Valentim  a equipe do M&L atendeu de pronto e partiu pra fortalecer e ser fortalecida na programação do dia 9/11/19 no Suburbô. 



O dia começou com um bate papo com as meninas Eduarda e Helena Ferreira, do canal Pretinhas Leitoras. As meninas explicaram o projeto que nasceu no morro da Providencia e responderam perguntas ao público. Na sequência trocamos uma ideia com a galera sobre os caminhos do Música & Letramento e do Xavier !

Cau Luis, Daniel Brasil, Carlos Carvalho. 

A programação seguiu com várias mesas e lançamentos como o do livro Favela em Mim do irmão @cauluis, do poeta Daniel Brasil e dos demais poetas favelados, entre várias outras paradas !

Sobre o Viradão Cultural Suburbano e a possibilidade dos encontros. Só troca boa! Muito obrigado mano Davi Sales! Muito obrigado irmão Philipe Valentim pelo convite! Tmj sempre! Valeu @pretinhasleitoras pelas aulas! Agradecemos também ao irmão Flávio Braga que admiro muito pelo cuidado e carinho com o projeto.