segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

RELATO DA AULA SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS

          No dia 7 de outubro de 2014, no turno da tarde, na escola municipal Deputado Oswaldo Lima, na sala de número 9, segundo andar, trabalhei junto  aos alunos da turma 325 ( terceiro ano), da qual sou professor regente, o tema Formas Geométricas. Então pensei música e mágica!

        Ao idealizar a atividade considerei a faixa etária (entre 8 e 11 anos) e o quantitativo de discentes ( vinte e seis), além de repensar o ambiente de aprendizagem (a preparação do mesmo). Desse modo – e por já ter experiência anterior no município do Rio de Janeiro – visualizei a proposta como ideal para o grupo que é um pouco disperso e precisa de estratégias mais diferenciadas.

     Plano de aula pronto, instrumentos musicais e  “mágicas”  rumo à unidade escolar. E lá chegando, preparação do espaço (antes que os educandos chegassem). E, com tudo pronto, esperando o sinal bater para começar.

     Entrando no ambiente de aprendizagem os estudantes começam a indagar o porque de uma mesa cheia de  objetos desconhecidos. Eram os instrumentos e os objetos mágicos. Não demorou para explorarmos sons, colares que amarram mas “não prendem”, lenços sumindo, adivinhações de números com dados. Um a um os objetos iam sendo explorados por completo quanto ao formato, para que serve e para que mais pode servir.


Alunos explorando os objetos levados pelo professor para a aula de forma geométrica.
  
    E diante de uma completa interação entre indivíduos e objetos a aula foi sendo dinamizada. Os participantes – discentes e docente – aprendiam mais sobre formas geométricas e exploração de objetos. Assim atingiram muito mais que o objetivo daquele encontro que era identificar e diferenciar formas geométricas planas e espacias.

     Aguardem novidades da "matemágica" para 2015!



Professor Carlos Carvalho – pedagogo e músico.

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