domingo, 21 de junho de 2015

CÉLESTIN FREINET, breve estudo.

Francês, soldado participante da primeira guerra mundial, estudante dos ideais da Escola Nova, educador popular, filiado ao partido comunista...

Esse é Célestin Freinet! Bons estudos!

Diante da perspectiva de Freinet, a cooperação seria fundamental. Suas propostas pedagógicas baseavam-se em pesquisas, investigações das formas de pensar e da construção de conhecimento de seus educandos.

Considerava a proposta da educação escolar daquele tempo separada da vida e entendia que uma boa interação discente/docente era primordial para o sucesso da prática educativa. Iniciando a carreira em 1920, defendia a ideia de que o professor que não considerava o conhecimento prévio do estudante, não entrando em contato com a realidade do mesmo não teria capacidade de atualizar sua prática.

Atividades e técnicas educacionais como: troca de correspondência, livro da vida, plano de trabalho, trabalhos em grupos, autocorreção, aula-passeio, jornal escolar, entre outras tão atuais, são práticas feitas e defendidas por Freinet desde o século XX. Além disso, a preocupação com a vida social de educador e educando também é marca de seus ideais. Pois, para ele, que buscava formas alternativas de ensinar por não se adaptar ao formato tradicional, o professor deveria participar/criar associações, eleições, os conselhos e tudo mais que viesse ao encontro de um movimento pedagógico em defesa de respeito, cooperação social, fraternidade.


Sendo assim, por Freinet, não bastava o docente desejar uma educação libertadora. Mais, deveria também, buscar causas e efeitos contra a prática, cujos não permitissem a realização de tal perspectiva educacional.



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