terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Xavier e M&L na SEMED Mesquita - RJ

No dia 11 de dezembro de 2017, tive a oportunidade de conhecer e trocar ideias com profissionais da educação da rede de Mesquita que  sobre música,  letramento e literatura afro-brasileira infantil. 

O papo iniciou com um pouco da minha história,  levando minhas vivências  como tópico do encontro para que os participantes  pudessem entender, refletir sobre quais os caminhos que me levaram a fazer do "Música & Letramento"- M&L -  uma constante prática nos ambientes de aprendizagens. 




Apresentei o projeto M&L citando suas importantes bases legais e teóricas onde o mesmo está pautado, abordei sobre como entrar em sala de aula com instrumento musical pra falar sobre qualquer tema e, disse também sobre o entendimento da frase "Se é pra elas, dever vir delas!" Cuja orienta o planejamento de atividades do M&L. E, para além disso, valeu o destaque sobre Cultura Local e as Oficinas de Ritmo e Oficinas de Rimas que compõem o M&L.


Chegando a parte mais prática,  as pessoas foram convidadas a participar da experiência de se colocar como estudantes e tocar os instrumentos em grupo. E, é nesse exercício que podemos perceber sentidos como : a vivência de novas experiências e o despertar da possibilidade antes (pra alguns) impensável de trabalhar música e educação respeitando a cultura local e o cuidado com o olhar, por exemplo.


Depois de falar do Carlos músico e pedagogo, fui encaminhando o papo para a apresentação do livro Xavier e de minhas falas como escritor negro. Contagiante a troca com a galera sobre quais assuntos poderiam ser trabalhados a partir do livro Xavier e sobre as questões raciais discutidas também.

Terminando, rolou ainda um momento de autógrafos e bate-papos com o autor. 
Agradeço ao pessoal da SEMED Mesquita pela oportunidade de compartilhar vivências !!!


Em 2018 estaremos juntos!!!

Obrigado!!!

domingo, 17 de dezembro de 2017

Música & Letramento na Unisuam





Convidado pela professora Waldirene Araujo, estive nos meses de setembro e outubro na Unisuam - Centro Universitário Augusto Motta- nas Unidades de Bonsucesso e Campo Grande, no Rio de Janeiro trocando uma ideia, falando das práticas de Música & Letramento com estudantes da Pós de Psicopedagogia e da Licenciatura de Educação Física. O papo é importante uma vez que viabiliza a reflexão de teoria e prática da didática e de teorias de pesquisa em Educação.




Contei um pouco da minha história - Que traz contextualização da minha caminhada pedagógica dos dois lados da moeda. A dialógica relação docente/discente. Pois, cria de CIEP no Rio de Janeiro, acredito que a troca foi importante para quem está se formando pensar em empatia nos ambientes de aprendizagens. Uma vez que minha prática é pautada nisso.




Com o histórico do Música & Letramento a conversa foi mais uma vez centrada no educando. E discutimos a relação de Cultura Local, do respeito ao humano, da música como comunicação e potencialização de educação dentro e fora dos ambientes de aprendizagens. De como, o porquê e pra quê o sujeito aprende, entre outras coisas.



E, é lógico que não deixaria de falar do livro "Xavier"(trabalho mais recente) que alimenta a conversa sobre identidade e representatividade negra na literatura infantil. Foi uma troca e muito boa de energia e experiência com a galera. 



Lembrando pra galera da Pós e tod@s @s estudantes da UNISUAM de Bonsucesso que em breve teremos o curso de Extensão "Música & Letramento" em 2018 na Unidade. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Xavier em Creche Municipal na Mangueira




Foi um dia de muita troca de sorrisos contagiantes, samba, funk, Contação de Historia e alegria. Na manhã do dia 14 de novembro, tive a felicidade de poder bater um papo, cantar, tocar instrumentos, apresentar o Xavier e dançar com a criançada de uma Creche Municipal no Morro da Mangueira.




Convidado por uma profissional da educação da unidade,  pude perceber logo ao chegar que a galerinha já estava na espera e na curiosidade sobre o que aconteceria. Pois, todos já estavam avistando os diversos instrumentos musicais, os livros e o boneco Xavier com os olhares de atenção no momento em que eu preparava os objetos para o início do trabalho.

E assim, comecei com um bom papo e a apresentação do boneco Xavier para logo em seguida iniciar a história. Continuando, convidei os pequenos para momentos de participação e terminamos essa manhã cantando e dançando nossos ritmos negros brasileiros.

Agradeço bastante  ao convite!!!

M&L e Xavier em seus ambientes de aprendizagens?

Já pode entrar em contato e consultar a agenda pra 2018 em:

carloscarvalhomusica@gmail.com   

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

M&L na E.M. Bolívia em Vicente de Carvalho



Dia 28 de novembro foi dia de música, história, dança... 
 ...muita diversão com a galerinha da E.M. Bolivia em Vicente de Carvalho. Escola onde vivi ótimos momentos com o projeto Escola de Funk em 2012. Agora, em 2017, retornar com o Música & Letramento Show foi a possibilidade de rever amigas de trabalho e de interação total com a comunidade escolar.

O trabalho aconteceu em dois momentos (manhã e tarde). E, a brincadeira começou com um bom dia cantado por todos os estudantes que já trocavam energia master através de olhares e sorrisos contagiantes das crianças de 5 aos 12 anos.



Na sequência, logo depois da música, a atividade seguiu com Contação de História do livro infantil Xavier onde a participação das crianças na sonoplastia e na atuação abrilhantou o texto e a vida dos personagens. 

Então,  partimos para o momento Escola de Funk com a garotada compondo o corpo de dançarinos,  o grupo de música - com apresentação de instrumentos - e toda unidade cantando junto as músicas Rap da Felicidade -MCs  Cidinho e Doca - e Familia, Minha Casa - Prof Carlos Carvalho. 


Por último,  algumas brincadeiras como a "Caixa Mágica", entre outras "Matemágicas, com participação das professoras e comunidade escolar pra terminar a atividade com o astral lá no alto!!!

O "Música & Letramento" deixa aqui um super agradecimento para tod@s!!!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Bate-papo com autor na E.M. José Mariano





Pois bem.. tiramos proveito deste 'faz de conta'! 
E para nós foi um aprendizado misturado com diversão!

Nessa segunda-feira.. eu e a minha turminha.. a 221, junto com a equipe da escola, tivemos o imenso prazer de receber o autor dessa estória  onde embarcamos numa aventura!  O autor do livro XAVIER.. Carlos Carvalho. 
Esse livro.. foi a nossa escolha para trabalharmos o projeto da Africanidade!  

                 O porquê da escolha?  

Além de ser uma literatura infantil que tem o personagem negro como destaque principal onde o nosso objetivo era trabalhar a representatividade; a obra nos dá também diversas possibilidades de trabalho! E o mais legal que.. o autor faz parte da rede do nosso município! 

Quando eu conheci a estória do XAVIER..  no encontro dos 'Malungos' no polo CERDERJ, onde realizamos uma atividade em cima dessa estória; gostei tanto que resolvi estende-la para os meus alunos😍  


E eles imaginaram.. produziram e se divertiram! Realizando formações de frases.. produzindo pequenas estórias, confeccionando brinquedos a partir de objetos inesperados, ilustrações do personagem.. além de botar a imaginação para funcionar!   

E sem contar.. que as questões intolerância, diversidade, o Não ao racismo.. deu pano pra manga nas nossas conversas! 

E o legal disso tudo.. que se resultou em um bate papo muito legal entre essa galerinha e o autor Carlos! 
E para mim.. como professora desse alunado😍 é a possibilidade deles perceberem cada vez mais que esse é o caminho.. e de que são capazes! 

#Quemdissequeacabou 
#AfricanidadeemAção 
#TiaPalomaeaturminha221 
#XaviernoJoséMariano