No dia 11 de dezembro de 2017, tive a oportunidade de conhecer e trocar ideias com profissionais da educação da rede de Mesquita que sobre música, letramento e literatura afro-brasileira infantil.
O papo iniciou com um pouco da minha história, levando minhas vivências como tópico do encontro para que os participantes pudessem entender, refletir sobre quais os caminhos que me levaram a fazer do "Música & Letramento"- M&L - uma constante prática nos ambientes de aprendizagens.
Apresentei o projeto M&L citando suas importantes bases legais e teóricas onde o mesmo está pautado, abordei sobre como entrar em sala de aula com instrumento musical pra falar sobre qualquer tema e, disse também sobre o entendimento da frase "Se é pra elas, dever vir delas!" Cuja orienta o planejamento de atividades do M&L. E, para além disso, valeu o destaque sobre Cultura Local e as Oficinas de Ritmo e Oficinas de Rimas que compõem o M&L.
Chegando a parte mais prática, as pessoas foram convidadas a participar da experiência de se colocar como estudantes e tocar os instrumentos em grupo. E, é nesse exercício que podemos perceber sentidos como : a vivência de novas experiências e o despertar da possibilidade antes (pra alguns) impensável de trabalhar música e educação respeitando a cultura local e o cuidado com o olhar, por exemplo.
Depois de falar do Carlos músico e pedagogo, fui encaminhando o papo para a apresentação do livro Xavier e de minhas falas como escritor negro. Contagiante a troca com a galera sobre quais assuntos poderiam ser trabalhados a partir do livro Xavier e sobre as questões raciais discutidas também.
Terminando, rolou ainda um momento de autógrafos e bate-papos com o autor.
Agradeço ao pessoal da SEMED Mesquita pela oportunidade de compartilhar vivências !!!
Em 2018 estaremos juntos!!!
Obrigado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário