sexta-feira, 30 de março de 2018

Projeto - Livro Xavier - M&L


      


 
Apresentações:

·       Sobre o autor:
Carlos Carvalho é pedagogo, músico, Contador de Histórias, escritor, artista em processo de ensino/aprendizagem que tem como ponto de prática a valorização da cultura local a partir do desenvolvimento de técnica educacional denominada por ele de “Música & Letramento” desde 2011.

·       Sobre o ilustrador:

Venício Ribeiro é ilustrador, designer, batuqueiro, trabalha na Fundação Oswaldo Cruz e é autor do livro infantil “Fim de História” lançado em 2012 pela editora Multifoco.
·                                                                                                                    Sobre o personagem:
É uma criança como qualquer outra de sua idade ou de idades próximas dos 8... 9 anos. É brincante. Mas, traz mistérios e seriedade. Tem seus medos, tem suas coragens e é também reflexo, espelho para crianças afro-brasileiras e negras pelo mundo.



Justificativa:
O que é o Livro Xavier ?

O livro Xavier que tem suas rimas e brincadeiras com fonemas aproximados convida gente de qualquer idade para a viagem da curiosidade, do mistério da xícara. E, se não bastasse tudo isso, o livro também destaca o personagem negro na capa e como autor de sua própria história  no texto diante da perspectiva de representatividade não folclorizada da criança afro-brasileira na literatura nacional infantil.

Objetivos:
Objetivo Geral :
Propiciar o contato do leitor de qualquer idade com a literatura afro-brasileira trazendo reflexões e indagações sobre o lugar do negro brasileiro na sociedade atualmente ampliando o debate sobre racismo e representatividade.

Objetivos Específicos:
De acordo com a forma de trabalho (como poderemos ver mais adiante na tabela de oficinas e de sugestões) e utilização do material teremos potencializaremos reflexões tais como :
·       Entender literatura como manifestação cultural;
·       Enxergar o racismo atual em várias questões na sociedade nacional;
·       Compreender-se como parte integrante do Meio Ambiente;
·       Refletir sobre o que são  recursos naturais e quem explora os mesmos;
·       Respeitar as diferenças;
·       Perceber que não existe democracia racial no Brasil;
·       Identificar rima;
·       Identificar a relação entre movimento e ritmo;
·       Observar o comportamento social contemporâneo;
·       Ampliar vocabulário oral e escrito;
·       Se ver representado enquanto afro-brasileiro na literatura  infantil.

Publico Alvo e Descrição:

Na prática pedagógica, para além de uma simples leitura deleite, Xavier pode ser lido, explorado (no melhor sentido da palavra) e refletido por professores, profissionais da educação, grupos de melhor idade (terceira idade),  estudantes (atividades da Ed. Infantil, Fundamental 1 e 2, Médio, EJA, Graduação e pós-graduação pedagogia e outras licenciaturas) e comunidade escolar. As atividades  podem perpassar por várias disciplinas, múltiplos assuntos em diferentes aulas e/ou eventos.

Como trabalhar o texto em aulas variadas da Educação Básica de diversas disciplinas?

Vou citar aqui alguns exemplos relacionados ao que podemos chamar de contribuição/exploração/uso didático do texto do livro Xavier para além da grande contribuição no tocante da representatividade infantil e infanto-juvenil  afro-brasileira do material que está baseado nas leis 10.639/03 e 11.645/08.
No berçário Xavier consegue dar conta de trabalhos como “A criança e o Meio Ambiente” e também os sentidos quando o autor aborda situações como a chuva  e/ ou o cheiro da chuva,  o cheiro do café, as frutas...

Já pelo maternal, nas creches, dá pra abordar a temática da alimentação saudável, conhecimento do corpo, quantidades... Tudo isso nas páginas onde o mistério do que tem na xícara não se desenrolou, possibilitando um novo fim para o texto que pode terminar deliciosamente com uma salada de frutas ou um determinado suco na xícara.

Caminhando para os anos iniciais, no  primeiro ciclo (1º, 2º e 3º do ano do Ensino Fundamental) começa a acontecer a leitura e a interpretação de frases e do texto por completo, já também orientando para um contexto educacional antirracista com falas sobre o personagem e os autores do texto destacando o fato de todos serem afro-brasileiros.

No 4º , 5º e 6º  ano de escolaridade ainda dá pra trabalhar o texto na questão do mistério, da rima, das letras e fonemas, do recorte racial e das questões ambientais (assim como em todos os anos anteriores).

O estímulo para a escrita criativa fica com a “galerinha” do 7º, 8º e 9º ano, no fim do Ensino Fundamental, onde pode acontecer um debate ainda mais direto nas questões de representatividade. Além disso, os próprios estudantes podem fazer uma avaliação completa da pontuação do texto para interpretação do mesmo.

Terminando, indo para o Ensino Médio (formação de Professores), Graduação e Pós-Graduação o que pode ser sugerido, principalmente a estudantes  de humanas, é uma análise técnica completa do material em relação inclusive ao diálogo cujo autor pretende fomentar no tocante da representatividade.

De modo que as atividades citadas anteriormente são desdobramentos das atividades citadas na tabela a seguir:

As Atividades:

TIPOS
DESENVOLVIMENTO
PÚBLICO ALVO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Apresentação do autor, do livro, do personagem e contação de história com participação do público.

Da Ed. Infantil ao final do 1º Seguimento do Ensino Fundamental.
RODA DE LEITURA E CONVERSA

Apresentação do livro, do personagem, leitura coletiva e conversa mediada sobre o livro.

3º ao 5º ano de escolaridade.
BATE-PAPO E MOMENTO DE AUTÓGRAFO COM O AUTOR

Apresentação e leitura do Livro, Roda de Conversa com o autor, e momento para aquisição do material e autógrafo.

Livre
OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA
Apresentação do autor, do livro, Leitura do Livro, conversa sobre o texto, orientações técnicas para escritas criativas.


A partir do Segundo Seguimento do Ensino Fundamental.
RODA DE CONVERSA:
REPRESENTATIVIDADE E O RACISMO NA INFÂNCIA
Apresentação do autor, do tema, do livro e relevantes dados sobre o racismo na sociedade atual.


Ensino Médio
Graduação
Pós-Graduação


Gostou ?
Quer conversar melhor com a gente?

carloscarvalhomusica@gmail.com

https://www.facebook.com/carloscarvalhopmp/


Nenhum comentário:

Postar um comentário